Seu Imposto: IMPOSTOS NO BRASIL E NO MUNDO

IMPOSTOS NO BRASIL E NO MUNDO

Quando o assunto é imposto, o Brasil sempre esta entres os primeiros colocados. Veja lista de alguns produtos e seus impostos no Brasil e no mundo:

JORNAL

Quando se trata de jornais, o Brasil cobra 70% de impostos a mais que o segundo colocado China. No País, 32,3% do preço pago sobre o produto é composto por tributos, enquanto a média mundial é de 9%.

CONTA DE LUZ

Tributos federais, estaduais e municipais e encargos setoriais dão ao Brasil uma taxa na casa dos (48%), a maior taxa cobrada sobre a conta de luz entre os países analisados. O índice é mais que o dobro da média mundial.

PÃO

Enquanto a média de impostos cobrados sobre o preço do pão no mundo é de 6%, o Brasil cobra 16,1%.

ROUPAS INFANTIS

Devido aos altos impostos sobre roupas infantis no País, é comum brasileiros viajarem para o exterior para fazer compras. O Brasil é quem mais cobra tributos sobre o preço deste produto (27,2%), bem acima da média mundial de 11%.

GASOLINA

Alvo de protestos no Dia da Liberdade de Impostos, a gasolina no Brasil tem uma carga tributária na casa de 55%. A média mundial é de 36,2%, nos Estados Unidos é de 12%.

REFEIÇÕES EM RESTAURANTES

Refeições em restaurantes no Brasil incluem os maiores índices de impostos do mundo (27,2%). A média mundial é de 11,2%.

CINEMA

O Brasil é o sétimo país que mais cobra impostos sobre o ingresso do cinema. Com 14,3% do valor sendo destinado ao governo, o percentual não está tão acima da média 11,09%.

CIGARRO

Entre os produtos mais tributados, se destaca o cigarro. Para que haja uma diminuição no consumo, é comum se cobrar altos impostos sobre os maços a média é de 51,2%. O Brasil cobra 78,5%, estando atrás de Malásia (90%).

VINHO

Atrás apenas da Índia (64,6%), o Brasil é o segundo país que mais cobra tributos sobre a garrafa de vinho. Aqui, 44,3% do valor é imposto, o dobro da média mundial. O setor vitivinícola brasileiro reclama do alto valor, que dificulta a competitividade com países vizinhos como Argentina ou Uruguai, onde as taxas são metade das cobradas aqui.

CHOCOLATE

Com um índice de impostos quase três vezes superior à média, o Brasil é o país que mais cobra sobre o chocolate. Hoje, 32,3% do valor é de taxas, o que faz do produto o mais tributado entre os comestíveis no Brasil.

VOOS INTERNACIONAIS

O Brasil cobra 27,3% de impostos sobre voos internacionais, A média mundial é de 11,1%.

IPAD

Hoje, 42,2% do preço do iPad, o tablet da Apple, no Brasil é composto por impostos. O País é o que mais taxa o produto no mundo.
A média mundial é de 14,8%. Nos EUA e no Japão, o índice gira em torno dos 5%.

Seu Imposto - OpenBrasil.org
Página anterior